o mobifilm
MOBIFILM foi inspirado da Década Mundial de Segurança Viária da ONU (2011-2020 e 2021-2030). Simultaneamente à Década foram criados festivais mundiais de cinema, com a preocupação maior de colaborar minorar a violência mundial de trânsito, que era e ainda é a maior causa de morte e invalidez da humanidade.
MOBIFILM começou em 2016. Desde então recebeu aproximadamente 500 filmes, selecionou e exibiu 200, e premiou 70. Com o tempo ampliamos o escopo do Festival. Incluímos, além das questões de segurança de trânsito, também a mobilidade.
Filmes sobre direito à cidade, ciclismo, transporte coletivo, caminhabilidade, poluição ambiental e sonora, discriminação racial e de gênero no transporte, e mais um sem números de temas passaram a fazer parte do festival. Filmes de todos formatos e duração. Filmes de cidadãos e pessoas comuns a filmes de grande produção. O encerramento do MOBIFILM tornou-se uma festa alegre e vibrante, premiando as mais diversas produções.
O Festival tornou-se referência na área, com ampla cobertura de todas as mídias.
Nestes anos todos tivemos o prazer e a honra de grandes parceiros, aos quais agradecemos e com os quais compartimos nosso festival: ANTP; BNDES; Petrobras; Centro Cultural São Paulo; Spcine; SPTrans, Instituto Choque Cultural; Audax; Carta Capital; AMBEV, Governo do Estado de São Paulo; UNIBES Cultural; Bravi Audiovisual; tembici; Cidade em Movimento; ITDP; FIA; Rede Nossa São Paulo; Ministério da Cultura; IEA-USP; MDT; WRI Brasil; ABVE; São Paulo São, Instituto Ethos; Mobilize; Ticket Log; É Nois na Fita; IAB; Cidade a Pé; Escola da Cidade e Fundação Escola de Sociologia e Política.