MOBIFILM 2023
V Festival Brasileiro de Filmes sobre Mobilidade e Segurança Viária
REGULAMENTO
1. SOBRE O EVENTO
Descrição e Objetivos
MOBIFILM – 1º Festival Brasileiro de Filmes sobre Mobilidade é um evento dedicado à exibição de filmes, vídeos e programas de TV brasileiros, sobre os temas de mobilidade urbana e violência no trânsito.
O objetivo do MOBIFILM é incentivar e divulgar a produção audiovisual ligada ao assunto, promover reflexão, gerar debate, inspirar ideias e melhorar a consciência do país sobre os graves problemas afeitos a esses temas.
Não serão classificados filmes cujo assunto, dentro da especificidade da categoria, não esteja ligado à mobilidade urbana.
Locais e Datas
O Evento, gratuito, acontecerá em São Paulo, no auditório da Escola de Sociologia e Política, rua General Jardim 522, Vila Buarque, São Paulo Capital.
O evento acontecerá nos dias 13, 14,15,16 e 17 de Setembro de 2023
2. INSCRIÇÃO, ADMISSÃO E SELEÇÃO DE FILMES
Condições Gerais
Serão admitidos para inscrição no MOBIFILM filmes de produção ou coprodução brasileira, nos gêneros de documentário ou ficção.
Cada realizador (diretor da obra) pode inscrever até 4 títulos para seleção. Não há limite de filmes inscritos por companhia produtora.
Em caso de séries ou filmes seriados, solicita-se postar apenas um episódio.
Não há exigência de condição inédita. (A obra pode ter sido exibida em festivais, TV aberta ou fechada e canais de internet.)
Processo e Prazo de Inscrição
As inscrições devem ser feitas exclusivamente através do site MOBIFILM até 31 de julho de 2023 - data limite para o envio eletrônico da Ficha de Inscrição.
Para um filme ser inscrito, deve ser postado em uma Rede Social (Youtube, Vimeo, etc.). Os filmes devem ser enviados até a mesma data limite, através de Link de Acesso, informado em campo específico da Ficha de Inscrição, juntamente com a senha de liberação, caso seja necessária.
Não serão aceitos links de sites de transferência de arquivos, como WeTransfer, Dropbox, SendSpace etc.
Inscrições e/ou filmes recebidos após a data limite não serão consideradas para seleção, independente de quaisquer motivos e justificativas.
Eventuais custos relativos ao processo de inscrição são de responsabilidade exclusiva do participante.
Para inscrever um filme no evento é necessário o preenchimento da ficha de inscrição, cujo acesso está no fim deste regulamento.
Todo filme inscrito deverá enviar uma breve sinopse (máximo cinco linhas), créditos (ficha técnica), duas fotografias de divulgação da obra, uma fotografia do diretor da obra, ambas em boa resolução, e um trailer da obra para divulgação.
A partir de 01/09/2023 qualquer filme selecionado para o Festival não poderá estar disponivel em aberto nas Redes Socias. Caso contrário ele não poderá ser exibido.
Critérios de Seleção
Todos os filmes inscritos e enviados serão avaliados por uma equipe de curadores responsável pela seleção dos títulos a serem exibidos no Evento.
A qualidade da obra, considerada em seus aspectos formais e de conteúdo, e sua pertinência em relação aos temas propostos serão os critérios de avaliação utilizados pelos curadores.
A organização do Evento reserva-se o direito de convidar filmes para exibição.
A divulgação dos filmes selecionados para o Evento ocorrerá na semana do dia 03 de agosto de 2023.
As decisões da organização e da equipe de curadores são soberanas e inquestionáveis.
3. PARTICIPAÇÃO DOS FILMES NA MOSTRA
Categorias de Participação
Observação: todos os filmes deverão ser editados, e titularizados. Devem conter em seus créditos o nome do trabalho e de seus participantes.
MOBIFILM prevê a participação e exibição de obras audiovisuais em 9 categorias:
1 - Segurança Viária:
Visão Zero: nenhuma morte é aceitável. A violência de trânsito voltou a subir no Brasil pós pandemia. Em São Paulo o número de mortos no trânsito supera o de assassinatos.
Essa categoria é aberta a filmes de prevenção, campanhas, matérias jornalísticas sobre o problema, denúncias diversas. Dimensões do problema, etc.
2 - Clima e mobilidade Urbana:
Mudanças climáticas: repensando a mobilidade nas cidades
Os veículos de motor a explosão que circulam nas cidades são grandes promotores da poluição ambiental. Estudos realizados pelo Hospital das Clínicas de São Paulo atribuem a este quadro a morte de 4.000 pessoas por ano na capital. Esta categoria de inscrição busca receber filmes que proporcionem a visão dos cenários das mudanças climáticas; compreender como a mobilidade se relaciona com o clima; impactos sociais, ambientais, econômicos e trazer conhecimento de mudanças necessárias para reduzir os impactos e ampliar a oferta de modos sustentáveis com inclusão social.
3 - Entrega de Mercadoria e Transporte de carga:
Logística inteligente para as cidades e segurança dos condutores.
Objetivo: apresentar filmes que sobre o transporte de mercadorias, seja nas estradas (transporte rodoviário), seja nas cidades (logística de transportes, entrega de produtos, motoboys, ciclistas, etc.).
4 - Transporte Público:
Direito ao transporte público coletivo de média e alta capacidade.
Objetivo: apresentar filmes sobre os sistemas de transporte público, tanto como modelo de políticas públicas, como a partir da vivência de usuários. Soluções e dificuldades. Questões de oferta, condições sociais e segurança. Trazer o debate que se trava no país sobre os projetos de Tarifa Zero, SUM (Sistema Único de Mobilidade) e outras propostas que busquem a universalização do direito ao transporte.
O maltrato generalizado ao público usuário do transporte público no Brasil
5 - Mobilidade Ativa:
Os diversos modos alternativos de se locomover na cidade.
Objetivo apresentar filmes sobre os modais ativos como modais de circulação. Incluem-se os modos de caminhada, pessoas com deficiência, patins, patinetes, skates, bicicletas comuns, elétricas, compartilhadas e similares.
6 - Inclusão Social e Mobilidade Urbana:
Gênero, raça e diversidades: propostas/ações para a melhoria da mobilidade nas cidades.
Objetivo: apresentar filmes sobre as limitações e discriminação vivenciada por diferentes pessoas nos diferentes modais de transporte na cidade, decorrentes de questões sociais, como gênero, raça, condição física, intelectual ou questões geográficas, como regiões periféricas ou segregadas. Destaque à discriminação de gênero na mobilidade.
7 - Novas Tecnologias na Mobilidade:
Novas tecnologias, nova indústria, novos mercados: inovações transformando a economia e a lógica de mobilidade nas cidades.
Objetivo: apresentar filmes sobre a inovações tecnológicas na mobilidade, seus impactos ambientais e sociais. Eletrificação e digitalização da mobilidade, impactos, benefícios e problemas.
8 – Crianças:
As crianças não são “o futuro do trânsito”. São o presente, e vítimas seja direta, seja quando pai ou mãe são tiradas da convivência pela violência do trânsito
Objetivo: apresentar filmes que tratem do lugar das crianças no trânsito. Campanhas diversas: FIA, OPAS, OMS, CETs, DETRANs. Escolinhas de Trânsito. Grupos caminhantes para escola. O lugar das crianças na educação dos adultos.
9 – A Cidade e a Mobilidade Urbana:
Pequenas e grandes transformações nas cidades. Gestão territorial. Modelo de transporte. Objetivo: apresentar filmes que registrem e divulguem os problemas de nossas cidades. O papel de cidadania. Regiões Metropolitanas. Verticalização. Problemas de mobilidade gerados por concentrações territoriais. Hegemonia do modelo centrado no carro.
No ato da inscrição, o participante deve informar a categoria em que sua obra se enquadra. Só é possível definir uma categoria de participação para cada título.
Não haverá distinção entre temas de mobilidade urbana e segurança viária.
Caso um filme seja selecionado, uma cópia da obra deverá ser enviada à organização do Festival. Essa obra deverá estar em formato mp4, e enviado via apps de transferência, tipo wetransfer, ou por Google drive.
Premiação
Todos os títulos selecionados para exibição no Festival, nas 9 categorias, serão assistidos e avaliados por um Júri Oficial, composto por especialistas nas áreas de audiovisual e de mobilidade. A seu próprio critério, o Júri elegerá o filme de maior destaque em cada categoria.
O vencedor de cada categoria receberá um prêmio em dinheiro (R$ 1.500,00 – um mil e quinhentos Reais), um troféu e um diploma.
Em cada categoria será premiado um filme como menção honrosa, que receberá um diploma.
O Júri elegerá ainda o filme de maior destaque e grande vencedor do Festival. Receberá um prêmio em dinheiro (R$ 2.000,00 – dois mil Reais), um troféu e um diploma.
Somente filmes que não estejam postados em aberto nas Redes Sociais durante o período do Festival (Junho-Setembro) disputarão os prêmios vencedores nas categorias e vencedor geral do Festival.
Cessão de Direitos e Considerações Finais
O trabalho inscrito e selecionado está automaticamente autorizado a ser exibido como parte integrante da programação do Festival MOBIFILM.
O participante cede, automaticamente, à organização do Evento os direitos de transmissão de extratos dos filmes e vídeos selecionados para divulgação da programação do evento.
Os filmes vencedores nas 8 categorias autorizam a organização do Festival organizar uma mostra virtual.
O responsável pela inscrição declara, no ato da inscrição, que é o detentor de todos os direitos cabíveis, garantindo sua exibição no Evento.
Todos os elementos ou qualquer tipo de trabalho utilizados no filme inscrito, incluindo a trilha sonora e imagens de arquivo, não violam qualquer direito de uso de imagem ou de propriedade intelectual de terceiros, concordando assim, o responsável pela inscrição, em assumir exclusiva responsabilidade legal por uma eventual reclamação, ação judicial ou litígio decorrente da exibição ou uso dos trabalhos.
MOBIFILM 2023 – V Festival Brasileiro de Filmes sobre Mobilidade
Realização
EletroArtes Produtora
R. Apinajes 930, cj 82 – Perdizes – SP/SP
São Paulo – SP
CEP 05017-000
In Brasil Cultural
Rua Antônio Bicudo, 327 - Térreo. Pinheiros. SP/SP
São Paulo - SP
CEP 05418-010
Informações e dúvidas:
+ 5511 3064-9011